O Pecado de Sodoma

Sabemos que a cidade de Sodoma foi destruída pela ira de Deus por conta do excesso de maldade e pecado dos seus habitantes. Alguns tendem a pensar que atualmente há mais pecado que em Sodoma por conta do carnaval, nazismo, estupro, escravidão, genocídio etc. A gravidade do pecado da sociedade de Sodoma foi tal que Ló ficou desesperado ao conversar com seus vizinhos.

Gênesis – Capítulo 19

1 À tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra,
2 e disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os pés; de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não; antes na praça passaremos a noite.
3 Entretanto, Ló insistiu muito com eles, pelo que foram com ele e entraram em sua casa; e ele lhes deu um banquete, assando-lhes pães ázimos, e eles comeram.
4 Mas antes que se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isto é, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados;
5 e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos.
6 Então Ló saiu-lhes à porta, fechando-a atrás de si,
7 e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não procedais tão perversamente;
8 eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado.
9 Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Esse indivíduo, como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz! Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, isto é, sobre Ló, e aproximavam-se para arrombar a porta.
10 Aqueles homens, porém, estendendo as mãos, fizeram Ló entrar para dentro da casa, e fecharam a porta;
11 e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes, de maneira que cansaram de procurar a porta.

Desespero de Ló

É evidente que Ló estava em estado de desespero, procurando, de todas as maneiras, proteger os anjos que o visitará. Mas o que os habitantes de Sodoma queriam com os anjos? Uma multidão de homens, de todas as idades, havia cercado a casa de Ló perguntando: “Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos.”  na bíblia o verbo conhecer tem um sentido conotativo, vejamos um exemplo: “Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz (…)“. (Gêneses 4:1)

É possível agora imaginar quais eram as perversidades que os habitantes de Sodoma queriam com os anjos do Senhor. Ló rogou e implorou que os homens não fizessem nenhum mal aos anjos, oferecendo inclusive suas “duas filhas que ainda não conheceram varão”, mas parece evidente que aqueles homens somente estavam interessados em homens.

“Assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.” (Judas 1:7)

A punição de Sodoma e Gomorra foi deixada como exemplo sobre a opinião do Senhor no que diz respeito a tal pecado abominável. Tal punição leva o Apóstolo Paulo escrever aos Romanos sobre o juízo de Deus: “são dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem” (Romanos 1:32) ao citar uma lista de pecados.

Posição da Igreja em relação ao homossexualismo

“As pessoas nos perguntam sobre nossa posição em relação aos que se consideram homossexuais. Respondo dizendo que os amamos como filhos e filhas de Deus. Eles talvez tenham certas inclinações que sejam fortes e difíceis de controlar. A maioria das pessoas tem um ou outro tipo de inclinação em diversos momentos. Se eles não se deixarem levar por essas tendências, poderão viver como todos os membros da Igreja. Caso violem a lei da castidade e os padrões morais da Igreja, estarão sujeitos à ação disciplinar da Igreja, assim como todos os demais.

Queremos estender a mão para essas pessoas, fortalecê-las e ajudá-las em seus problemas e suas dificuldades. Mas não podemos consentir que elas se entreguem à conduta imoral e tentem apoiar, defender e viver uma situação marital com pessoas do mesmo sexo. Permitir tal coisa seria desprezar os fundamentos extremamente sérios e sagrados do casamento instituídos por Deus e seu propósito, que é o de criar famílias”

(Gordon B. Hinckley, A Liahona, janeiro de 1999, p. 83).

Quais foram os pecados de Sodoma?

Romanos – Capítulo 1

26 (…) Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

Assim, conclui-se que a lista de pecados escrita pelo Apóstolo Paulo aos Romanos (Romanos 1:26-31) seja uma referência aos pecados praticados pelo povo de Sodoma os quais receberam a justiça de Deus por meio de morte e destruição.

Estamos longe de ser como Sodoma

Vale ressaltar que ninguém, por mais pecador que seja, merece morrer, somente Deus executa tais punições. Não cabe a nenhum mortal perseguir, condenar ou ridicularizar um ser humano por conta de uma crença ou pecado. O pecado continuará se alastrando pelo mundo, somente após a Segunda Vinda teremos a paz que desejamos, ainda assim haverá pessoas que pensam, acreditam ou agem diferente de nós, santos dos últimos dias. Portanto, como disse o Presidente Hinckley, devemos amar e respeitar a todos independente de nossas diferenças culturais, fé ou desejos. Enquanto houver respeito nossa situação estará longe de ser como a de Sodoma.

FONTE
1. History: Sodoma e Gomorra existiam como conta o livro de Gênesis?
2. Bíblia: Gêneses 4, 19; Judas 1; Romanos 1;
3. Gordon B. Hinckley: Posição da Igreja em relação ao homossexualismo.

SUDBR © 2017. A visão exposta no artigo representa a opinião do autor e não necessariamente a posição da Igreja. Este website não é afiliado ou propriedade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Para a posição oficial da igreja acesse LDS.org site oficial; Veja também os links no artigo.


Você pode gostar...

2 Resultados

A visão exposta nos comentários não representa necessariamente a posição da Igreja. Os comentários também não representam a opinião do SUDBR. A responsabilidade é inteiramente do autor do comentário.


  1. Gleyverson disse:

    Além de tudo o que você falou, acredito que Ezequiel nos mostra um dos maiores motivos desta cidade ter sido destruída.

    Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não fez Sodoma, tua irmã, nem ela, nem suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas.
    Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.
    E se ensoberbeceram, e fizeram abominações diante de mim; portanto, vendo eu isto as tirei dali.
    Ezequiel 16:48-50

  2. Acredito que não tenha ficado tão claro o que quis dizer sobre O Pecado de Sodoma. A maior perversidade do pecado deles não foi o homossexualismo, mas sim querer forçar outras pessoas a participar disso. Os habitantes de Sodoma queriam estuprar as pessoas que visitavam sua cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SUDBR © 2017. Todos os Direitos Reservados. É proibída a reprodução total o parcial do conteúdo sem autorização expressa do Editor. O material disponível para download é para uso pessoal sem fins lucrativos, você não está autorizado a distribuir este(s) arquivo(s) de qualquer forma eletronicamente ou por qualquer outro meio.