Sucessão na Presidência

Com a morte do Profeta Joseph Smith a Igreja passou, por assim dizer, uma crise de sucessão. A crise ocorreu por jamais haverem visto uma modificação na Presidência da Igreja. A maioria dos membros talvez nunca tivesse imaginado como seria escolhido um novo presidente.

E após muitas décadas do falecimento do Presidente Smith, muitos membros ainda tem dificuldade em saber como é escolhido o novo Presidente da Igreja.

Na semana que o Presidente Hinckley faleceu fui em uma mensagem com os missionários. Lembro claramente que os missionários não sabiam dizer ao pesquisador o nome do Presidente da Igreja, pois ainda não tinha sido o apoio. Evidente que seria o Presidente Thomas S. Monson.  Alguns membros da Igreja diziam que eu não podia fazer tal afirmação. Assim que o Presidente Monson foi apoiado uma carta foi enviada aos Bispados explicando o sistema de sucessão.

Ordem do Apostolado

Existe uma ordem no apostolado, não por idade, por data de ordenação. Segue a ordem atual:

  1. Thomas Spencer Monson  (Nascimento: 21 de agosto de 1927, Ordenado Apóstolo: 10 de outubro de 1963)
  2. Boyd Kenneth Packer (Nascimento: 10 de setembro de 1924, Ordenado Apóstolo: 9 de abril de 1970, Falecido: 03 de julho de 2015)
  3. Lowell Tom Perry (Nascimento: 5 de agosto de 1922, Ordenado Apóstolo: 11 de abril de 1974, Falecido: 30 de maio de 2015)
  4. Russell Marion Nelson (Nascimento: 9 de setembro de 1924, Ordenado Apóstolo: 7 de abril de 1984)
  5. Dallin Harris Oaks (Nascimento: 12 de agosto de 1932, Ordenado Apóstolo: 3 de maio de 1984)
  6. Melvin Russell Ballard, Jr. (Nascimento: 8 de outubro de 1928, Ordenado Apóstolo: 10 de outubro de 1985)
  7. Richard Gordon Scott (Nascimento: 7 de novembro de 1928, Ordenado Apóstolo: 6 de outubro de 1988)
  8. Robert Dean Hales (Nascimento: 24 de agosto de 1932, Ordenado Apóstolo: 2 de abril de 1994)
  9. Jeffrey Roy Holland (Nascimento: 3 de dezembro de 1940, Ordenado Apóstolo: 23 de junho de 1994)
  10. Henry Bennion Eyring (Nascimento: 31 de maio de 1933, Ordenado Apóstolo: 6 de abril de 1995)
  11. Dieter Friedrich Uchtdorf (Nascimento: 6 de novembro de 1940, Ordenado Apóstolo: 2 de outubro de 2004)
  12. David Allan Bednar (Nascimento: 15 de junho de 1952, Ordenado Apóstolo: 7 de outubro de 2004)
  13. Quentin LaMar Cook (Nascimento:  8 de setembro de 1940, Ordenado Apóstolo: 6 de outubro de 2007)
  14. David Todd Christofferson (Nascimento: 24 de Janeiro de 1945, Ordenado Apóstolo: 5 de abril de 2008)
  15. Neil Linden Andersen (Nascimento: 9 de agosto de 1951 , Ordenado Apóstolo: 4 de abril de 2009)

Todo homem ordenado como apóstolo também é ordenado como profeta, vidente e revelador. Nós os apoiamos nas conferências como profetas, videntes e reveladores. Os Apóstolos, em virtude de sua ordenação como Apóstolo, possui as chaves para presidir a Igreja. Entretanto o Apóstolo Sênior, o mais antigo, é única pessoa na Terra que possui e está autorizada a exercer todas as chaves do sacerdócio.

Quando a Primeira Presidência está organizada é chamado um Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos. Normalmente o Presidente do Quórum dos Doze é o segundo na ordem de sucessão, exceto quando ele faz parte da Primeira Presidência então o mais antigo no Quórum dos Doze é chamado como Presidente Interino do Quórum. O Presidente Body K. Packer serviu como presidente interino do quórum durante a presidência do Presidente Hinckley, uma vez que o Presidente Monson que deveria ser o Presidente do Quórum dos Doze fazia parte da Primeira Presidência.

 A Mudança na Liderança é Sistemática

Relato do Presidente N. Eldon Tanner sobre como o Presidente Kimball foi chamado para Presidente da Igreja e profeta do Senhor.

Após o funeral do Presidente Lee, o Presidente Kimball (então Presidente do Conselho dos Doze), convocou uma reunião de todos os apóstolos no domingo, 30 de dezembro, às 15 horas, na Sala do Conselho do Templo de Salt Lake. O Presidente Romney e eu (que fazíamos parte da Primeira Presidência) ocupamos nossa posição no Conselho, na ordem de nosso chamado, de maneira que quatorze de nós estávamos presentes.

Após um hino e a oração proferida pelo Presidente Romney, o Presidente Kimball, com grande humildade, expressou seus sentimentos para conosco. Disse que passou a sexta-feira no templo, conversando com o Senhor, e que derramou muitas lágrimas enquanto orava por orientação, a fim de assumir suas novas responsabilidades e escolher seus conselheiros.

Vestidos com o manto do santo sacerdócio, fizemos um círculo de oração; o Presidente Kimball pediu-me que o dirigisse, e ao Élder Thomas S. Monson que orasse. Após essa cerimônia, o Presidente Kimball explicou o propósito da reunião e convidou cada membro do Quórum, a partir do mais antigo, começando por Élder Ezra Taft Benson e seguindo pela ordem, para que expressasse seus sentimentos quanto a devermos organizar a Primeira Presidência naquele dia ou prosseguirmos na direção como Quórum dos Doze. Cada um disse: `Devemos organizar agora’ e muitos comentários elogiosos foram feitos a respeito do Presidente Kimball e seu trabalho com os Doze.

A seguir, o Élder Ezra Taft Benson indicou Spencer W. Kimball para ser o Presidente da Igreja. Foi apoiado pelo Élder Mark E. Petersen e unanimemente aprovado. O Presidente Kimball então nomeou N. Eldon Tanner como primeiro conselheiro e Marion G. Romney como segundo, os quais manifestaram o desejo de aceitar a posição e dedicar todo o tempo e energia para servir nesse chamado.

A aprovação dos nomes foi unânime. A seguir, o Élder Mark E. Petersen, o seguinte pela ordem de chamado ao Élder Benson, indicou este para Presidente do Quórum dos Doze, já que era o membro mais antigo. Isso foi aprovado unanimemente.

Nesse momento, todos os membros presentes impuseram as mãos sobre a cabeça de Spencer W. Kimball e o Presidente Ezra Taft Benson proferiu a bênção, ordenação e designação de Spencer W. Kimball como décimo segundo presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

(“A Administração da Igreja”, A Liahona, março de 1980, pp. 63–64.)

A Igreja segue hoje a ordem estabelecida pelo Senhor na mudança sistemática de liderança. Caso o Senhor decida que seja feita de outra forma a nova diretriz virá por revelação.

O Senhor que escolhe

Deus escolheu e ordenou todos os profetas antes de nascerem na mortalidade, e todos os Presidentes da Igreja foram escolhidos para essa posição antes de terem nascido. (veja Jeremias 1:5; Abraão 3:22–23 e D&C 138:53–56.)

Antes de tornar-se Presidente da Igreja, Spencer W. Kimball disse:

Nosso Senhor tomou todas as providências para as mudanças. Atualmente há quatorze apóstolos que detêm, em suspenso, essas chaves: os doze apóstolos e os dois conselheiros do Presidente. Essas chaves serão utilizadas se e quando as circunstâncias o permitirem. Todos eles são ordenados à liderança à medida que avançam seguindo sua antigüidade.

Desde Joseph Smith existiram uns oitenta apóstolos assim investidos, embora somente onze tenham ocupado o lugar de Presidente da Igreja, devido à intervenção da morte; e visto que a morte de Seus servos fica a critério e sob controle do Senhor, Ele permite chegar ao primeiro lugar apenas aquele destinado a assumir a liderança. Vida e morte tornam-se os fatores controladores.

Cada novo apóstolo, por sua vez, é escolhido pelo Senhor e revelado ao profeta vivo, pelo qual é ordenado

(“Damos Graças a Ti, Ó Deus Amado”, Relatório da Conferência Geral de outubro de 1972).

 Presidente do Quórum dos Doze

Seguindo o que foi abordado o Presidente do Quórum dos Doze é o membro do quórum mais antigo após a formação da Primeira Presidência. Como a Primeira Presidência está devidamente formada, o membro mais antigo na sucessão é o Elder Russell M. Nelson, sendo esta a vontade do Senhor ele será apoiado como Presidente do Quórum dos Doze.

Fonte
LDS.org ORGANIZAÇÃO > AUTORIDADES GERAIS E LÍDERES GERAIS
"A Administração da Igreja”, A Liahona, março de 1980, pp. 63–64
“Damos Graças a Ti, Ó Deus Amado”, Relatório da Conferência Geral de outubro de 1972
"Lição 9: A Sucessão na Presidência," Presidentes da Igreja – Manual do Professor, (1998)

Presidente Boyd K. Packer falece aos 90 anos

Mormon Newsroom

SUDBR © 2017. A visão exposta no artigo representa a opinião do autor e não necessariamente a posição da Igreja. Este website não é afiliado ou propriedade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Para a posição oficial da igreja acesse LDS.org site oficial; Veja também os links no artigo.


Você pode gostar...

SUDBR © 2017. Todos os Direitos Reservados. É proibída a reprodução total o parcial do conteúdo sem autorização expressa do Editor. O material disponível para download é para uso pessoal sem fins lucrativos, você não está autorizado a distribuir este(s) arquivo(s) de qualquer forma seja eletronicamente ou por qualquer outro meio.


COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Resultados

A visão exposta nos comentários não representa necessariamente a posição da Igreja. Os comentários também não representam a opinião do SUDBR. A responsabilidade é inteiramente do autor do comentário. Leia nossa Política de Comentários


  1. José Alberto almeida gois disse:

    Eu sei que a igreja de jesus Cristo é dirigida por ele! através do presidente Monson e do quorum dos doze apóstolos e que o presidente Russel M nelson foi escolhido para ser o presidente do quorum dos doze apóstolos pelo Senhor em lugar do presidente falecido.

    em nome de Jesus Cristo Amém

  2. Horst Schäfer disse:

    A sucessão é perfeita, como todas as escolhas do Senhor. No caso da sucessão do Profeta de Deus são evitadas quaisquer discussões e duvidas. Se o Senhor chamou o próximo sucessor Ele tem outros chamados para ele no outro lado do véu. Resta nos orar para o conforto dos familiares e aceitar a linha de sucessão para o futuro Profeta.

  3. Adilson Abdala disse:

    A escolha do senhor é justa para atender necessidades dos seus filhos, estamos ansiosos para receber o novo líder e seus ensinamentos, sabemos que o Presidente Boyd Kenneth Packard está no lugar certo e no momento certo oremos para o consolo da família…