O Papel das Mães no Plano de Deus

set-logo-post-dia-das-maes-2014

Todo o ser humano tem uma figura materna que representa um papel tão importante na formação do indivíduo. Conceitos que são passados pelas mães ajudam a desenvolver certas habilidades no trato social, familiar e espiritual.

A harmonia da casa, o bom relacionamento com o marido, o entendimento do papel divino dos pais e sua retidão levam à um ambiente familiar saudável aos olhos de Deus. Estes conceitos estão presentes na formação do caráter, que são responsáveis pelo desenvolvimento da responsabilidade e crescimento pessoal de cada ser.

“Creio que foi por desígnio divino que o papel da mãe enfatiza a criação e a educação da próxima geração.” (Elder L. Tom Perry)

Os dois mil jovens de Helamã, rapazes  “íntegros e sóbrios, pois haviam aprendido a guardar os mandamentos de Deus e a andar retamente perante Ele”. (Alma 53:21) Estes filhos homenagearam suas mães, pelos ensinamentos que delas receberam, essas mães sabiam das necessidades de seus filhos. (Alma 56:48) [Leiam o discurso Mães que Sabem, Julie B. Beck]

E esta homenagem estendemos a todas as mães.

Tributo as Mães por Elder Jeffrey R. Holland

O trabalho da mãe é muito difícil e frequentemente pouco reconhecido. Saibam que criar os filhos é algo que valeu todo o esforço feito no passado, vale hoje em dia e valerá para sempre. (…)

Mães, desfrutem intensamente esse papel que é unicamente de vocês, e pelo qual até mesmo os céus enviam anjos para zelarem por vocês e seus pequeninos. Vocês estão realizando o trabalho de salvação e portanto serão magnificadas, recompensadas e tornar-se-ão melhores e mais capazes do que jamais foram. Se por qualquer motivo estiverem fazendo esse corajoso esforço sozinhas, sem o marido a seu lado, saibam então que nossas orações por vocês serão ainda mais fervorosas. Saibam que com fé todas as coisas serão endireitadas, apesar de vocês, ou melhor, por causa de vocês. Agradecemos a todas vocês e dizemos que não há nada mais importante neste mundo do que participar de modo tão direto da obra e glória de Deus.

Quero dizer às mães coletivamente, em nome do Senhor, que vocês são extraordinárias. Estão saindo-se muitíssimo bem. O próprio fato de terem recebido essa responsabilidade é a eterna prova da confiança que seu Pai Celestial deposita em vocês. Ele está abençoando-as e irá abençoá-las, mesmo — ou melhor, especialmente — quando seus dias e suas noites forem os mais difíceis. Confiem Nele. Confiem realmente Nele. Confiem Nele para sempre. E “prossigam com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança.”

(Leia o Tributo às mães completo: Élder Jeffrey R. Holland presta um tributo às Mães)

Maria, Mãe de Jesus. Um grande exemplo de mãe.

A FAMÍLIA: PROCLAMAÇÃO AO MUNDO

O MARIDO E A MULHER têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos. “Os filhos são herança do Senhor” (SALMOS 127:3). Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher—o pai e a mãe—serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações.

A FAMÍLIA foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares. Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais. Enfermidades, falecimentos ou outras circunstâncias podem exigir adaptações específicas. Outros parentes devem oferecer ajuda quando necessário.

(Leia na integra A FAMÍLIA: PROCLAMAÇÃO AO MUNDO)

Homenagem as Mães

É com gratidão que agradecemos a todas as mães pelos sacrifícios que fazem para ser mãe. Muitas vezes os filhos não reconhecem todo esse esforço, mas saibam que o Pai Celestial tem um grande amor por vocês [mães] e Ele as recompensará. Como filhos não entendemos muitas coisas, mas temos um amor por nossas mães, que precisa ser demonstrado, somente nós [filhos] podemos demonstra-lo e devemos, que lembremos de nossa mãe, oremos por ela, em nome de Jesus Cristo, Amém.

2 Resultados

  1. juvelina disse:

    Que as mães comecem a instruir seus filhos enquanto os carregam ao colo,pois é nessa ocasião que os ensinais a amar o Senhor e guardar seus mandamentos.Ensinai-os a guardar os mandamentos de Deus e também a cumprir os mandamentos de seu marido.A criança não tem a prerrogativa de dar ordens à mãe ou ao pai,nem cabe ao pai levantar-se e dar ordens ao Deus a quem serve .D.B.Y 1:68

  1. 30 de maio de 2014

    […] Cada um tem o seu papel no Plano Celestial: Para mais informações sobre o papel das mulheres leia  O Papel das Mães no Plano de Deus […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *